Sustentabilidade. O que é isto?

A sustentabilidade  busca alternativas viáveis para promover o bem estar das pessoas e do planeta.
A Arquitetura  procura compreender as necessidades  e apresentar soluções criativas através do uso de soluções inovadoras ou não, dentro do conceito de sustentabilidade.

Arquiteta Cristhiane Gonçalves


Conceito de Sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.  Brundtland Report, em 1987.
Protocolos internacionais foram firmados a fim de rever as metas e elaborar mecanismos para o desenvolvimento sustentável. O desafio global é viver e utilizar o planeta de forma consciente, equilibrada e preservadora.
Em arquitetura e urbanismo, o final da década de 1980 e início da década de 1990, foi quando estas questões de sustentabilidade foram discutidas com mais ênfase, trazendo novos paradigmas.
Arquiteta Cristhiane Gonçalves


Construção Sustentável

consumo de materiais, água e energia acontece mais intensivamente nas cidades,  sendo  que, em um futuro próximo, continuarão a produzir grande impactos negativos sobre o meio natural.
É natural que a sustentabilidade assuma, gradualmente, uma posição de cada vez mais importância neste cenário.
O conceito baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários.
Arquiteta Cristhiane Gonçalves


Na prática

A forma como utilizamos os recursos, principalmente considerando energia e água, tanto durante a construção, quanto na fase de utilização da edificação estão dentro do conceito de sustentabilidade.
Arquiteta Cristhiane Gonçalves

A forma como a edificação controla a incidência de calor e a troca de energia com o exterior deve ser considerada com cuidado. Para alcançar tal objetivo deve-se ter em mente os seguintes princípios:

  • Reaproveitamento

Possibilidade de reciclagem ao final da vida útil, transformando o produto para novos usos.

  • Durabilidade

A partir do uso de materiais de qualidade, com certificação de procedência.
Arquiteta Cristhiane Gonçalves

  • Flexibilidade

Permitir modificações e adaptações durante o seu uso.

  • Baixa manutenção

Minimizar a necessidade de restauros, com consequente diminuição de custos.

  • Conforto

Eficiência térmica e lumínica para evitar a dependência da climatização artificial.

Arquiteta Cristhiane Gonçalves



Comentários

Postagens mais visitadas